Direção do Stimej dedicou dois dias para planejar as estratégias de luta e organizar as ações, eventos e atividades deste ano

Todos os anos no mês de janeiro os dirigentes sindicais passam dois dias fazendo debates para planejar as estratégias de luta e organizar as atividades e eventos do ano. Neste ano mais uma vez contamos com assessoria do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), mas foi a primeira vez que recebemos uma técnica, a doutora em Economia pela UFRGS Cristina Pereira Vieceli. Ela nos apresentou uma análise de conjuntura econômica e também dados do desempenho das grandes empresas metalúrgicas de Joinville em 2021. As informações irão servir de embasamento para a direção nas negociações da data base com sindicato Patronal. A direção também fez o debate sobre as estruturas do STIMEJ, como reformas, construção, manutenção, melhorias no atendimento e benefícios para os sindicalizados e seus dependentes. Também foi momento de planejar as ações de lutas e mobilização que vamos ter durante todo ano de 2022, com movimentos sociais, CUT e CNM/CUT.
O encerramento do planejamento contou com a presença do presidente do PT de SC Décio Lima que foi prefeito por dois mandatos em Blumenau, três vezes deputado federal e candidato a governador pelo PT em 2018. Décio fez uma análise da conjuntura política e falou sobre os desafios para classe trabalhadora em 2022, ano de eleições. Em Santa Catarina iremos eleger 40 deputados estaduais, 16 deputados federais, um senador, o governador e seu vice, além do próximo presidente da república. Décio frisou que o voto é uma ferramenta democrática, traz grandes consequências e que os trabalhadores e trabalhadoras precisam ter conhecimento e responsabilidade, porque estas escolhas impactam diretamente em nossa vida. Não são apenas 4 anos, projetos e leis podem durar muitos anos e impactar na vida e cotidiano das pessoas hoje e das futuras gerações, por isso é preciso fazer a escolha certa na hora de votar.
Na oportunidade também estavam presentes dirigentes do SINTRAMASF (Metalúrgicos de Araquari e São Francisco do Sul) e do Sindicato dos Mecânicos de Joinville e região, que junto com a direção do STIMEJ referendaram o nome do atual presidente do STIMEJ Rodolfo de Ramos como Pré-Candidato a Deputado Estadual pelo Partido dos Trabalhadores. Rodolfo falou que o ano de 2022 será de muitas lutas e desafios, mas sabe que a classe trabalhadora quer dignidade inteira e não pela metade e que com esta certeza vamos iniciar nossa data base e os debates na porta das fábricas para buscar o reconhecimento e valorização de nossa mão de obra.