Outubro Rosa: a prevenção salva vidas!

Segundo o instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, em especial após os 50 anos.
O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo todo, depois do de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países.
O Brasil é o terceiro com mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano.
O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meios de hábitos de vida saudáveis.
E fazendo o auto exame procurar um profissional de saúde periodicamente como o Sistema Único de Saúde (SUS), é também muito importante que a mulher conheça seu corpo para conseguir identificar quando algo não estar certo e então buscar atendimento, é fundamental mantermos nosso acompanhamento de saúde em dia.

PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRAMENTO

Cuidados como atividades físicas, evitar consumo de bebidas alcoólicas por exemplo ajudam a reduzir o risco de câncer de mama, assim como a amamentação também é considerada um fator protetor.